5d61807c-9ac0-4857-80ba-a0c038935fc2

DIETA LOW CARB

  • 0

🍗 Dieta da moda? Uma moda que já dura 150 anos!!!
É engraçado quando dizem que a restrição de carboidratos é uma coisa da moda.
O primeiro livro de dieta para perda de peso de que sem tem notícia foi escrito em 1863 por William Banting.
Banting era um agente funerário inglês que não parava de engordar. Ele relata todo seu sofrimento, e todas dietas de fome e os exercícios que de nada adiantavam, até que seu otorrinolaringologista receitou-lhe uma dieta low carb: “(…) Os itens dos quais eu deveria me abster tanto quanto possível eram: pão, leite, açúcar, cerveja e batatas, que até então tinham sido os principais elementos da minha existência.(…) Estes alimentos, disse meu excelente médico, contém amido e “matéria açucarada”, tendem a produzir gordura, e devem ser evitados completamente”
o que existe é uma tradição de mais de 150 anos do uso terapêutico da restrição de carboidratos no manejo do sobrepeso e obesidade, que foi interrompida  na década de 70 pela nova dieta da moda, a dieta low fat, que resistiu por 4 décadas até morrer em 2014.
Low carb é uma estratégia utilizada desde o século 19 no tratamento da obesidade, cuja eficácia tem sido demonstrada por dezenas de ensaios clínicos  randomizados. Já low fat, por outro lado, é uma MODA, que surgiu nos anos 1970 (uma moda extremamente recente, portanto!), e cuja eficácia nunca fora comprovada, cuja aplicação em larga escala teve efeitos populacionais desastrosos, e que mostra-se inferior a TODAS as outras estratégias para perda de peso . 🍗 FONTE – DR.SOUTO

AUTHOR

Maria Fernanda

All stories by: Maria Fernanda

Enviar comentário

Seu e-mail não será publicado.