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Lactobacilos no Esporte

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No atleta em especial, é de suma importância ter um intestino saudável para que a oferta de nutrientes seja bem aproveitada e para que seu sistema imune se mantenha fortalecido. A alimentação deverá ser equilibrada em  alimentos que contenham substâncias anti-inflamatórias, anti-oxidantes e com o mínimo possível de alérgenos alimentares.

Dessa forma, o uso de PRÉ E PROBIÓTICOS poderá ser necessario para recuperação do equilíbrio intestinal com otimização na absorção de vitaminas , minerais, melhora da resposta imune, além da melhora de marcadores inflamatórios que certamente  levarão á melhor recuperação em atividades  de longa  duração e/ou alta intensidade, podendo contribuir para melhora a da performance e do  rendimento esportivo.

Um estudo duplo-cego, randomizado, publicado em 2012 na  revista da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva (JISSN), observou os efeitos da suplementação de probióticos em marcadores de permeabilidade intestinal, oxidação e inflamação no repouso e após exercício intenso em homens que já treinavam e seus resultados demonstraram efeitos promissores do uso de probióticos uma vez que, nos atletas em estudo, houve diminuição da zonulina nas fezes, sugerindo fortalecimento da barreira intestinal, e efeitos benéficos sobre marcadores de inflamação crônica e de estresse oxidativo.

Por isso, se você é atleta ou pratica atividade física regular, converse com seu médico ou nutricionista esportivo para saber quais probióticos são indicados para você e como usá-los para desfrutar ao máximo de seus benefícios… *Referência: Lamprecht et al. Jornal of the International Society of Sports Nutrition 2012. 9:45

Texto: Dr. Marcela Moreira (@dramarcelamoreira)

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Maria Fernanda

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