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O efeito do consumo de amêndoas no desempenho de atletas de resistência

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As amêndoas contem alta densidade de nutrientes. Seu consumo desmonstrou ser coadjuvante na melhora do estresse oxidativo, inflamação e desempenho de atletas de endurance. Sao excelentes fontes de gordura monoinsaturada, α-tocoferol, riboflavina, magnésio e manganês, alem de nos fornecer fibras, proteínas, minerais como cobre e fósforo . Ricas em arginina, um aminoacido responsavel pela sintese de oxido nitrico substrato dilatador de endotélio.

E considerada alimento funcional por conter compostos fenólicos e polifenólicos, como os flavonoides e catequinas, potentes antioxidantes, seqüestrantes de radicais livres, quelantes de metais e inibidores da peroxidação . Inibindo os danos causados ao DNA pelas EROs, a imunossupressão e a inflamação .

Este perfil de nutrientes desempenha um papel importante em estudos com seres humanos que mostrou o consumo de amêndoa ligado à melhoria dos biomarcadores do stress oxidativo, biomarcadores de inflamação e melhoria na oxidação de LDL e na nas dislipidemias .

Esforço físico prolongado está associado a um aumento da produção de espécies reactivas de oxigénio (ROS) por meio de fluxo oxidativo na cadeia respiratória mitochondrial e outras fontes . Essa superprodução de ROS supera as capacidades de defesa antioxidante, perturba o equilíbrio dos sistemas imunológico e endócrino, prejudica o desempenho do exercício, e induz o exercício fadiga. Como as amêndoas são uma boa fonte de ácidos graxos insaturados, antioxidantes e alguns micronutrientes, eles podem ajudar a manter e / ou melhorar o desempenho do exercício, modulando a utilização de combustível e reforço das defesas antioxidantes.

A quercetina e arginina presente em amêndoas pode ajudar a aumentar a eficácia da formação no desempenho de exercícios por uma melhor regulação da biogênese e poupadores de oxigênio , capacidade mitocondrial e facilitando a oferta de oxigênio para o músculo esquelético, e diminuindo a liberação de amônia .

Sabemos que a quantidade desses elementos muitas vezes e pequena em um alimento como as amêndoas , havendo a necessidade de grandes consumos . O que muitas vezes não e adequado para nosso sistema digestivo .

O que quero incentivar e uma alimentação variada , pois nossos alimentos são ricos em diversas substancias e a estimulacao diária através da ingestão desses alimentos ira colaborar com seus resultados .

Em alguns casos com a de atletas a suplementação, alem da ingestão pode ser mais efetiva , porem para maioria da população uma alimentação variadas e suficiente para suas respostas metabólicas.

Fonte: The effect of almond consumption on elements of endurance exercise performance in trained athletes. 2014

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Maria Fernanda

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