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    Qual melhor exercício, baixa ou alta intensidade? Análise de Artigo Científico!

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    OBJETIVO:

    O objetivo deste estudo foi comparar os efeitos do treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) e do treinamento contínuo de intensidade moderada (MICT) para melhorias na composição corporal em adultos com sobrepeso e obesos.

    MÉTODOS:

    Os artigos comparando HIIT e MICT em participantes com sobrepeso ou obesidade com idades entre 18 e 45 anos foram incluídos na revisão. Medidas diretas, por exemplo, massa de gordura corporal e medidas indiretas, por exemplo, perímetros da cintura foram incluídos para análise. Dos 1.334 artigos selecionados inicialmente, apenas 13 foram incluídos. Os estudos tiveram uma média de 10 semanas com 3 sessões por semana de treinamento.

    RESULTADOS:

    Tanto o HIIT quanto o MICT provocaram reduções significativas (p <0,05) na massa gorda de todo o corpo e na circunferência da cintura. Não houve diferenças significativas entre HIIT e MICT para qualquer medida de composição corporal, mas o HIIT gastou 40% menos no tempo de treinamento. O treinamento de corrida apresentou grandes efeitos na massa gorda em todo o corpo.

    CONCLUSÕES:

    O treinamento físico de intensidade moderada e alta intensidade podem induzir pequenas melhorias na composição corporal em indivíduos com sobrepeso e obesidade, sem acompanhar as alterações na massa total. O HIIT e o MICT mostram eficácia semelhante em todas as medidas de composição corporal.

    Minhas observações:
    Progrida ao poucos conforme a capacidade de seu aluno(a), quando puder e decidir ser necessário use as estratégias que junte resultado e aderência!

    “A ciência não diz que as coisas são certas e sim que elas são menos erradas”!

    Fonte: @dr.andrelopes / https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28401638

    AUTHOR

    Maria Fernanda

    All stories by: Maria Fernanda

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