post3

    Sem energia nada acontece!

    • 0

    A energia não foi perdida, mas sim se transformou de uma forma para outra… Mas…entretanto…porém…contudo, a transferência de energia potencial é unidirecional e é processada sempre para reduzir a capacidade da energia total em fazer um trabalho.

    Esta é a segunda lei da termodinâmica e diz que nos processos de transferência de energia sempre tem uma perda de eficiência dessa energia, ou seja, se torna uma energia de qualidade inferior… por isso que não temos uma máquina geradora de energia que possa se retroalimentar… E assim não podendo ser aproveitada e que irá elevar a entropia. Entropia é uma grandeza termodinâmica que mede o grau de irreversibilidade de um sistema, encontrando-se geralmente associada ao que se denomina por “desordem” de um sistema termodinâmico. Apesar do corpo humano não funcionar como um calorímetro, podemos usar esse raciocínio para explicar as duas leis da termodinâmica.

    Vamos a mais um exemplo:

    Quando comemos uma batata estamos consumindo energia e vamos gastar o potencial de energia em calorias dela que é feita de carboidratos para gerar ATP – lembra dessa molécula? Chamamos ela de moeda metabólica por que tudo que consumimos para gerar energia passa a ser armazenada em forma de ATP para que todas as células possam usar uma moeda apenas e não precise ficar convertendo quando precisar moedas diferentes… é igual quando os diversos países convertem suas moedas em dólar… alguns valem mais outros valem menos na conversão… mas todos devem ser convertidos pois o mundo faz negócios em dólar… igual o nosso organismo faz negócios em ATP…

    Nós iremos digerir a batata, que é composta por amido, e ela será transformada em glicose que então será absorvida no intestino e distribuída através do sangue para todos os tecidos. Em nosso tecido muscular, podemos transformar a energia contida na molécula de glicose em algumas moléculas de ATP, que por sua vez irá se transformar em trabalho mecânico para contração muscular e calor.

    Mas apenas 30% de toda energia liberada poderá ser transformada em trabalho, havendo uma perda de 70% para uma forma menos utilizável o calor… Sem energia… nada acontece!

    Texto – @dr.andrelopes

    AUTHOR

    Maria Fernanda

    All stories by: Maria Fernanda

    Enviar comentário

    Seu e-mail não será publicado.