A GENÉTICA DA OBESIDADE

• 0

Quem nunca ouviu alguém falar: SOU OBESO/SOBREPESO POIS MINHA GENÉTICA É FAVORÁVEL?
    Por muito tempo foi nutrido o pensamento que o fator GENÉTICO é determinante para um futuro OBESO, pensando que se os meus pais forem obesos, eu teria o destino de ser OBESO?! Mas será que isso normalmente ocorre somente por genética ou muito mais pelo próprio ambiente obesogênico?!

No dia 8 de janeiro de 2020 foi publicado o estudo na JAMA CARDIOLOGY que sugere que a GENÉTICA NÃO É UM DESTINO QUANDO SE TRATA DE SUAS CHANCES DE SE TORNAR OBESO. Mostrando que o ESTILO DE VIDA DIÁRIO e NÃO OS GENES, desempenha um papel muito maior na OBESIDADE. O estudo acompanhou dados de mais de 2.500 americanos que foram acompanhados por décadas – desde a idade adulta jovem, em 1985 a 2010. Os pesquisadores usaram a tecnologia moderna para construir um “escore de risco” genético para obesidade para cada participante, com base em seu DNA individual.
    Acompanharam as alterações no índice de massa corporal (IMC) de cada pessoa ao longo do tempo, para avaliar seus níveis de peso e condicionamento físico.
    PONTO PRINCIPAL: A aptidão é um preditor melhor do que a genética de onde seu IMC passará com o tempo.
    “A genética claramente tem alguma influência, mas outros fatores são mais fortes”..
    IMC – uma medida de peso dividido pela altura – na juventude parece ser o melhor preditor de seu risco de obesidade a longo prazo.
    A equipe descobriu que, quando considerado em combinação com a idade, sexo e histórico de um pai com sobrepeso, o IMC na idade adulta jovem explicava 52,3% do IMC de uma pessoa 25 anos depois. Conclusão: A obesidade é complexa e o fator genético influência, MAS um estilo de vida saúdavel tem uma influência muito maior!! Porem infelizmente a obesidade continuará a aumentar em níveis até que tenhamos métodos mais robustos para efetuar mudanças no estilo de vida das pessoas. Lembrem-se: Obesidade é DOENÇA CRÔNICA e precisa de acompanhamento multidisciplinar.

Texto @phelipepersonal
    Não é apenas “força de vontade”, procure ajuda!!

#obesidade #fat #obesity #wellness