COMO ESTÁ SEU CONSUMO DE ÁLCOOL NESSA QUARENTENA

    COMO ESTÁ SEU CONSUMO DE ÁLCOOL NESSA QUARENTENA!?

    • 0

    Nessa época de isolamento social e quarentena, é natural querermos aliviar nosso estresse com bebidas alcoólicas; no entanto, uma recomendação da Organização Mundial de Saúde é tentar evitá-las. Por que? A relação entre álcool e imunidade é bastante complexa, e níveis diferentes de consumo podem ter efeitos opostos sobre o sistema imune. No entanto, sabe-se que pessoas com uso abusivo de álcool tem riscos aumentados de uma série de infecções, entre elas, pneumonias e infecções virais. Há bons estudos que demonstram alteração do perfil imunológica, com redução de células de defesa chamadas Natural Killers e modificação do padrão de secreção de substâncias inflamatórias, que podem torná-las menos efetivas. Além disso, existem alterações específicas na mucosa do pulmão, facilitando a entrada de micro-organismos, e dificultando sua defesa, com recrutamento deficiente de células de defesa. Existem também alterações pulmonares em grandes consumidores de álcool não relacionados à infecção, mas q também o tornam mais suscetível. E para quem consome eventualmente?

    O problema é q é muito quantificar se existiria algum limite seguro, que não geraria riscos, que pode variar de pessoa a pessoa. Por isso, a recomendação epidemiológica é evitar ao máximo, sem estabelecer limite. Particularmente, nessa época de pânico, acredito q a recomendação de evitar álcool deve ser rigorosamente seguida por pessoas no grupo de risco, pelo menos. Mas o alerta que o álcool pode ter ação direta na nossa imunidade deve valer a todos!

    Ref.1 – Trevejo-Nunez Alcohol use as a risk for infections and healing. Ref.2 – Alcohol and the lung. Ambas em: Alcohol Res 2015.
    Texto @drbrunohalpern
    #alcool #imunidade #coronavirusbrasil #oms #pulmao

    AUTHOR

    Maria Fernanda

    All stories by: Maria Fernanda

    Enviar comentário

    Seu e-mail não será publicado.