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    IMUNIDADE E NUTRIÇÃO

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    Nosso sistema imune depende de diversos fatores, dentre eles a alimentação. A nutrição pode fortalecer a imunidade, o que de fato é muito importante no contexto no qual estamos vivendo, mas lembrando que isso não nos impede de nos contagiar com o vírus e sim determina nossa recuperação. É importante frisar que a construção de uma boa imunidade é consequência de uma alimentação adequada e saudável a longo prazo. De maneira geral, isso engloba uma alimentação balanceada composta de comida de verdade! Mas, quais são os principais nutrientes e hábitos que contribuem para o fortalecimento da imunidade?

    – Vitamina C: vegetais crus, goiaba, maracujá, tangerina, laranjas, limão, kiwi, acerola, manga, mamão;

    – Vitamina E: oleaginosas (castanha de caju, amêndoas, …), azeite extravirgem, abacate;

    – Vitamina A: vegetais e frutas de cor alaranjada (abóbora, cenoura, manga, mamão, …);

    – Zinco e Ferro: presentes principalmente em carnes, oleaginosas, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, …);

    – Selênio: consumo de 1 unidade de castanha do pará garante aporte diário de selênio;

    – Chá verde, gengibre, cúrcuma, alho, cacau e frutas vermelhas: contém compostos bioativos que podem contribuir ainda mais para o fortalecimento da nossa imunidade;

    – Probióticos: bebidas ou alimentos fermentados como kombucha, kefir ou suplementação;

    – Vitamina D: exposição ao sol, se possível, ou avaliar com profissional possível suplementação;

    – Atividade física: o isolamento social pode contribuir para ansiedade e inatividade, sendo de extrema importância se manter ativa, com exercícios rotineiros em casa;

    – Evitar consumo de alimentos ultra processados, álcool e tabaco, pois além de serem inflamatórios por si só, estão diretamente relacionados com nossa saúde intestinal, essencial para uma boa imunidade.

    Acalme-se: estresse abaixa nossa imunidade, sendo importante manter uma rotina com hábitos que tragam prazer, além da atividade física e meditação. Lembrando que é importante garantir um aporte calórico adequado, uma vez que restrições severas diminuem a imunidade.

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    Maria Fernanda

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