img13

    OBESIDADE

    • 0

    A previsão é de que, em 2030, 86% da população americana será obesa ou terá excesso de peso. Em 2048, todos os americanos estarão nesse grupo. Os micro-organismos, tanto virais quanto bacterianos, estão nos mostrando que a obesidade envolve mais do que comer de mais e se exercitar de menos.
    A energia que cada um de nós extrai da alimentação e o modo como essa energia é usada e armazenada são fatores diretamente associados à configuração particular da comunidade de micróbios a que servimos de anfitriões. Entre os micro-organismos que se encontram em quantidades diferentes no intestino de pessoas magras e obesas, há uma espécie chamada Akkermansia muciniphila, cuja presença na flora intestinal tem correlação com o peso de seu hospedeiro: quanto menos Akkermansia tiver, maior será seu índice da massa corporal. Cerca de 4% da população microbiana das pessoas magras pertence a essa espécie, mas as obesas quase não têm bactérias desse tipo. Como seu nome sugere, ela vive na superfície da grossa camada de muco que recobre a mucosa intestinal (muciniphila significa “amiga do muco”). Esse muco forma uma barreira que impede a microbiota de entrar na corrente sanguínea, onde pode se tornar nociva. E a quantidade de Akkermansia não está apenas ligada ao IMC: quanto menor a quantidade dessa bactéria, mais fina será a camada de muco da pessoa e maior será a presença de LPS em seu sangue.
    Poderia parecer que a Akkermansia é comum nos intestinos das pessoas magras por colherem os benefícios de suas camadas de muco já serem grossas, mas, na verdade, essa bactéria é responsável por “convencer” as células da mucosa intestinal a produzirem mais muco. A Akkermansia envia solicitações químicas que ativam os genes humanos produtores de muco. Assim, ela ganha um lar e impede que o LPS passe para o sangue.
    Se queremos realmente chegar ao cerne da epidemia da obesidade, precisamos olhar para nossa microbiota e indagar o que estamos fazendo de errado para alterar a dinâmica que as bactérias estabeleceram com o corpo humano em sua forma mais esguia e saudável.
    #intestino #disbiose #fibras #obesidade #plantbased

    AUTHOR

    hnadmin

    All stories by: hnadmin

    Enviar comentário

    Seu e-mail não será publicado.