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    SEDENTARISMO

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    Sedentarismo é definido como a falta, ausência ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. As novas diretrizes de atividade física foram publicadas em novembro de 2018 no JAMA :

    • Àqueles que gostam de fazer atividade física vigorosa, a recomendação é de pelo menos 75 minutos por semana;
    • Exercícios de força são recomendados para grandes grupos musculares pelo menos 2-3 vezes por semana;
    • Exercícios de flexibilidade e de equilíbrio também devem compor a recomendação total, sendo estes últimos ainda mais importantes entre os idosos;
    • Pela primeira vez, o guia enfoca o grupo de pré-escolares (3-5 anos de idade), cuja recomendação é manterem-se ativos ao longo do dia; sendo que os adultos devem incentiválos a brincar ativamente, participando em diversos tipos de jogos;
    • Para crianças e jovens de 7 a 17 anos de idade, a sugestão é de que realizem pelo menos 60 minutos diários de ativida- de física moderadamente vigorosa;
    • Para o fortalecimento ósseo, são sugeridas atividades como realizar pequenos saltos;
    • Para obesos, são recomendados pelo menos 60 minutos de atividade moderadamente vigorosa por dia;
    • Mulheres grávidas devem também alcançar os 150 minutos de atividade física que devem ser distribuídos ao longo da semana.

    Em síntese, as novas diretrizes enfatizam a recomendação de nos mover mais, sentarmos menos e lembrarmos que todo passo conta!

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