Publicações

    image11
    MECANISMO BIOLÓGICO

    Os mecanismos biológicos envolvidos no exercício físico vão muito além de gasto energético e surgem como uma pílula segura, confiável e econômica não só na prevenção, bem como no tratamento de doenças. O presente artigo avalia a relação entre níveis extremos de exercício físico, associado a hábitos alimentares e microbiota intestinal, discutindo os possíveis mecanismos…

    image7
    ARTICULAÇÃO

    Antes de pensar em usar suplementos com foco em proteção articular! DURMA BEM! Cognição, reparo tecidual e metabolismo são fatores psicológicos e fisiológicos críticos que contribuem para a capacidade de treinamento, recuperação e, finalmente, o desempenho. A recuperação pós-exercício é vital para todos os atletas. Se o equilíbrio entre o estresse do treinamento e a…

    image4
    AIDS

    A cura da síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) pode estar mais perto do que imaginamos! A Universidade Federal de São Paulo (Unufesp) realizou o primeiro estudo, em escala global, para testar um supertratamento em indivíduos cronicamente infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). A pesquisa está sendo coordenada pelo infectologista Ricardo Sobhie Diaz, que é…

    image3
    INSÔNIA

    Tá querendo dormir igual a um bebê⁉ Consuma alimentos ricos em #melatonia  Pega essa revisão! A insônia é uma séria ameaça à saúde em todo o mundo, afetando quase um terço da população em geral. Foi relatado que a melatonina melhora a eficiência do sono e descobriu-se que comer alimentos ricos em melatonina pode ajudar no…

    image5
    FERTILIDADE

    Você sabia? Que a sua alimentação e estilo de vida influenciam na sua fertilidade!? Além do envelhecimento, uma série de fatores não modificáveis ​​relacionados ao estilo de vida, como tabagismo, consumo elevado de cafeína e álcool, estresse, esportes agonistas, exposição crônica a poluentes ambientais e outros hábitos nutricionais exercem um impacto negativo na fertilidade das…

    image2
    METABOLISMO

    O corpo tem seu metabolismo controlado por um relógio biológico que determina períodos de maior e menor energia, que ocorrem diretamente relacionados com o ciclo claro/escuro da luz solar. Estes ciclos são físicos, mentais e comportamentais. O mecanismo mediado pelos hormônios cortisol e melatonina, em que consiste na resposta do organismo humano aos estímulos ambientais,…

    image1
    CARNE VERMELHA

    Comer carne velha é bom ou ruim para saúde? Esse é um assunto bem interessante e que geralmente causa discussões calorosas dos que defendem a carne e os que condenam a carne. A literatura tem poucos estudos bem estruturados que buscaram entender os efeitos da ingesta maior ou menor de carne vermelha. O estudo que…

    image9
    Análise científica do comportamento alimentar durante a quarentena da COVID19

    O USO DE FONTES DA INTERNET PARA INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS ESTÁ RELACIONADO À PERCEPÇÃO DE PESO E ALIMENTAÇÃO DESORDENADA EM JOVENS ADOLESCENTES. A internet tem sido uma ferramenta ótima em vários aspectos, mas infelizmente não em todos. O uso da Internet entre crianças e adolescentes aumentou muito nos últimos anos, eles têm usado a ferramenta para…

    image7
    EXERCÍCIOS FÍSICOS E A SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS (SOP)

    A SOP é um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários. É a endocrinopatia mais comum entre as mulheres na idade reprodutiva e reconhecida como principal causa de infertilidade anovulatória. É uma doença caracterizada pela menstruação irregular, alta produção do hormônio masculino (testosterona) e considerada ainda como…

    image6
    OMEGA 3 & DHGNA

    A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é um conjunto de doenças hepáticas crônicas que variam de esteatose hepática benigna a esteatohepatite não alcoólica (NASH), cirrose e carcinoma hepatocelular (CHC). Os quatro principais fatores de risco para DHGNA são obesidade, dislipidemia, diabetes tipo 2 (DM2) e síndrome metabólica. Devido à sua forte associação com a…