Publicações

    img13
    OBESIDADE

    A previsão é de que, em 2030, 86% da população americana será obesa ou terá excesso de peso. Em 2048, todos os americanos estarão nesse grupo. Os micro-organismos, tanto virais quanto bacterianos, estão nos mostrando que a obesidade envolve mais do que comer de mais e se exercitar de menos. A energia que cada um…

    img12
    COVID-19

    Há cada vez mais evidências de que o tecido adiposo desempenha um papel-chave no agravamento da Covid-19. Uma das teorias em investigação é a de que os adipócitos servem como reservatório para o novo coronavírus, contribuindo para aumentar a carga viral de indivíduos obesos ou com sobrepeso. Além disso, os cientistas desconfiam que, durante a…

    img11
    JANTAR CEDO X JANTAR TARDE

    Evidências confirmam uma relação entre o momento da ingestão de alimentos e a perda de peso em humanos. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do consumo da refeição tardia versus no início da noite na perda de peso e fatores de risco cardio-metabólicos em mulheres durante um programa de perda de peso. 82…

    img9
    JEJUM PRÉ TREINO X COMPOSIÇÃO CORPORAL

    Com base em artigos científicos, verifica-se a interação entre a prática do exercício aeróbico juntamente com a supressão por tempo prolongado de alimentos antes da atividade, abordando seus efeitos tanto positivos quanto negativos para o organismo do praticante. Segundo alguns autores, a prática do exercício em jejum proporciona uma maior eficácia na queima de gordura…

    img8
    TESTE GENÉTICO

    É um exame que classifica marcadores genéticos para identificar a propensão de uma pessoa a desenvolver doenças comuns. O maior ganho com o laudo é o refinamento da dieta. Assim conseguirei, com os resultados, montar um plano mais individualizado, podendo reduzir riscos, até de doenças, com um programa alimentar. Descobrir marcadores de doenças, será só…

    img6
    HIDRATAÇÃO PARA A SAÚDE MUSCULAR

    Certamente você já ouviu a frase de que nosso corpo é composto majoritariamente por água. Cerca de 76% da massa muscular consiste em H2O, sendo que o processo de envelhecimento, por uma série de fatores, gera uma determinada desidratação desse conteúdo aquoso intracelular dos miócitos. O meio aquoso das células é onde ocorrem todas as…

    img5
    PLANT BASED E MENOPAUSA

    Este estudo investigou o efeito de uma dieta baseada em vegetais com baixo teor de gordura no peso corporal, metabolismo e sensibilidade à insulina. Em um ambiente ambulatorial, 64 mulheres pós-menopáusicas com sobrepeso foram aleatoriamente designadas para uma dieta vegana com baixo teor de gordura ou uma dieta de controle com base nas diretrizes do…

    img3
    CÚRCUMA

    Algumas considerações sobre a cúrcuma, conhecida como o “ouro indiano”! A inflamação pode existir em diversos graus, e está presente nas diferentes etapas da carcinogênese e da progressão da maioria das neoplasias malignas. Quando se trata de inflamação crônica, considera-se um processo citotóxico, que é um dos fatores de progressão importantes na história natural de…

    img2
    INTESTINO – CÉREBRO

    Charles Darwin escreveu em seu livro de 1872, A expressão das emoções no homem e nos animais, que: “A maneira como as secreções do canal alimentar […] são afetadas por emoções fortes é outro excelente exemplo da ação direta do sensório sobre esse órgão, independentemente da vontade.” Ele se refere, é claro, à sensação de…

    img1
    SEDENTARISMO

    Sedentarismo é definido como a falta, ausência ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. As novas diretrizes de atividade física foram publicadas em novembro de 2018 no JAMA : Àqueles que gostam de fazer atividade física vigorosa, a…